PM ou IS, sabe o que quer dizer?


PM (post mount ) e IS (international standard) são os diferentes sistemas de fixação dos travões de disco nas bicicleta

O Post Mount, normalmente dispensa o uso de adaptador quando o disco é de 160mm, o que quer dizer que a aplicação da pinça de travão é direta. As forquetas / suspensões na sua maioria nos dias de hoje são de aplicação PM.


Quando o objetivo é substituir o disco de travão de 160 para 180 ou mesmo 203mm, é necessário um adaptador para essa alteração, mas tenha em atenção que nem todos os adaptadores são compativeis com as pinças de travão, por isso, é muito importante ter a certeza da compatibilidade.

Nem todos os PM estão exclusivamente preparados para rotor de 160mm, existe no mercado suspensões e quadros para aplicação direta a 180 e 200mm.

Qual a vantagem de PM?
Como a fixação é direta, não existe tanta pressão e torção na suspensão e quadro aumentando assim a eficácia de travagem.



O IS (international standard) que ainda vemos com muita frequência, principalmente nos quadros, é quase uma obrigação um adaptador de fixação, exceto quando a própria pinça também já é aplicação IS como na imagem que se segue.
 


Neste sistema as pinças de travão é que ditam a necessidade de um adaptador ou não, mas em largo numero, as pinças de travão comercializadas hoje são de fixação PM.

Mas não desespere, se a sua bicicleta estiver equipada com sistema IS, existem adaptador para que possa utilizar discos de maior dimensão.




Esperamos que ter ajudado a entender melhor estas siglas que fazem toda a diferença quando queremos alterar os travões e os discos na nossa bicicleta.

Até breve!

ALLBIKE